Webiliza
Webiliza

A importância do planejamento para seu negócio

Qualquer negócio, seja digital ou físico, precisa de um planejamento para dar certo?

Dizem por  aí que um bom planejamento para um negócio exige bastante organização e muito foco. E isso é verdade?

Bom, sim. Para que se consiga executar com maestria um bom plano, primeiramente, é importante que ele esteja dentro das possibilidades de execução, porém, é mais importante ainda que ele esteja dentro da realidade do seu negócio.

Um fator que não deve ser deixado de lado em um bom plano de negócio, são os resultados que ele vai trazer tanto a curto quanto a médio e longo prazo.  Lembre se que o planejamento é fundamental e exigirá muita determinação para a obtenção do sucesso de qualquer coisa que você virá a fazer.

Por exemplo, digamos que você quer muito comprar um carro, mas, no momento, a grana que você tem não dá nem para comprar os tapetes. Como você vai proceder neste caso? Se você respondeu: “Traçando antes de tudo um bom plano”,  você já está uns bons passos de conseguir realizar o seu desejo de ter um carro.

Comece, com papel e caneta anotando todos os passos que você vai precisar seguir para conseguir cumprir essa missão, afinal, missão dada é missão cumprida, não é mesmo?

Brincadeira á parte, sabemos que esse plano não será concluído da noite para o dia, pois um carro vale uma boa quantia em dinheiro. Mas como já citamos, com empenho e determinação é possível realiza-lo.

“SEM OBJETIVOS E PLANOS PARA ALCANÇÁ-LOS, VOCÊ É COMO UM NAVIO QUE PARTIU SEM DESTINO.”

7 razões simples que justificam a importância do planejamento.

Desde a abertura de um pequeno negócio, ou até mesmo o gerenciamento de um grande negócio, seja ele físico ou digital,  do início de sua própria carreira até os últimos estágios de sua vida profissional, o planejamento será a ferramenta mais importante. E, aqui estão a seu dispor sete razões para justificar a importância de se fazer bons planos antes de começar qualquer coisa.

1) Melhores posições no mercado

Sempre que você planeja alguma coisa, com certeza, planeja para ter sucesso, Correto?

Portanto, não será surpresa nenhuma que um bom planejamento, cedo ou tarde, acabe te levando a ter um grande sucesso e a alcançar melhores posições no seu mercado, seja você uma marca grande ou pequena ou caso tenha um produto fisíco ou digital. Seja qual for o seu objetivo, suas chances de sucesso só tendem a aumentar com o planejamento adequado feito para o seu negócio.

2) Progresso

 O seu plano deve incluir o seu progresso constante durante a execução do mesmo, assim você consegue saber como e e por onde seguir para encontrar  o melhor caminho para alcançar a meta que você estipulou. 

3) Tomada de decisão

Sempre que você faz um plano, o faz sabendo o objetivo que deseja e em quanto tempo deseja alcança-lo. Assim, tendo a plena noção de que uma decisão pode vir a afetar todo o seu plano a longo prazo, ou até mesmo a curto prazo, você começa a se policiar para tomar algumas decisões.

Essa é uma grande vantagem que se obtém ao traçar um plano, pois, já tendo o objetivo final em mente, as suas tomadas de decisão vão se tornando mais eficazes.

4) Flexibilidade

importância de ter um  planejamento em pauta aumenta em muito as chances de crescimento de um negócio onde a estabilidade ainda não foi estabelecida.

Pois assim, quando você planeja com antecedência, têm maior flexibilidade para ajustar o seu negócio caso ocorra algum imprevisto. Portanto, futuramente, você não entrará em pânico, apenas prestará atenção à execução de seus planos.

5) Abordagem integrada

O planejamento reúne a organização. Embora você venha a  fazer planos para diferentes departamentos do seu negócio, todos eles juntos estão tentando alcançar um objetivo desejado. A unidade sempre levará ao sucesso e, portanto, a abordagem integrada que o planejamento oferece a um negócio é muito importante.

6) Avaliação e controle

Sempre que planeja as coisas, você sabe quais são os resultados esperados. No entanto, você sempre mantém uma guia sobre o planejamento, para que possa a qualquer momento consultar o plano e descobrir se está no caminho certo ou não.

 Por exemplo – seu plano é aumentar as vendas para 2000 unidades este ano. Isso significa que você precisa vender 500 unidades por trimestre. No entanto, se você estiver em 400 unidades, precisará avaliar as opções para aumentar a venda. Ao mesmo tempo, se o crescimento for grande e você tiver 700 unidades, precisará aumentar a produção. Assim, a importância dos planejamentos é vista quando sabemos quais fatores observar para avaliar e controlar o plano.

7) Alcançar os resultados desejados

O planejamento é importante porque, por meio do progresso, uma abordagem integrada, flexibilidade e todos os outros pontos mencionados acima, o planejamento simplesmente ajudará o seu negócio a alcançar um objetivo que você deseja, economicamente viável e rentável. Se o plano for implementado corretamente, os resultados serão questão de tempo.